domingo, 15 de agosto de 2010

O uso da tecnologia no processo de inclusão escolar

imagem copiada do site: http://www.farn.br/portal/noticias.php?id=869



  • Adaptações ambientais como: rampas, barras nos corredores, banheiros e sala de aula, tipo de piso, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da criança dentro da sala de aula considerando sua possibilidade visual.

  • Adaptação postural da criança na classe com a adequação da sua cadeira de rodas ou carteira escolar e adequações posturais nas atividades das aulas complementares ou de lazer.

  • O processo de ensino-aprendizagem com a confecção ou indicação de recursos como: planos inclinados, antiderrapantes, lápis adaptados, órteses, pautas ampliadas, cadernos quadriculados, letras emborrachadas, textos ampliados, máquina de escrever ou computador.

  • O recurso alternativo para a comunicação oral com a utilização de pranchas de comunicação ou comunicadores e,

  • A independência nas atividades de vida diária e de vida prática com adaptações simples como argolas para auxiliar a abertura da merendeira ou mochila, ou copos e talheres adaptados para o lanche. 

  • copiado do site:http://www.comunicacaoalternativa.com.br

    terça-feira, 10 de agosto de 2010

    Visão do Professor

    imagem copiada do blog http://prorozimba.blogspot.com/
    Nos educadores não podemos ficar alheios a este mundo rico de oportunidades que as TICs nos disponibilizam. Necessitamos porém, atualizarmos e aprender tais recursos que irão estimular e incluir nossos alunos neste mundo possível de diferentes metodologias que facilitem um saber lúdico e eficiente.

    Tecnologia na educação

    imagem copiada do site thttp://teknokano.wordpress.com
    Nenhuma sociedade está indiferente à entrada das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cotidiano de seus cidadãos. Percebe-se que o volume progressivo de informações gerado por essas tecnologias traz transformações substanciais ao processo de aquisição do conhecimento pelo indivíduo. Diante de tal perspectiva, há urgência em preparar a escola para a integração da tecnologia ao processo educacional.