domingo, 15 de agosto de 2010

O uso da tecnologia no processo de inclusão escolar

imagem copiada do site: http://www.farn.br/portal/noticias.php?id=869



  • Adaptações ambientais como: rampas, barras nos corredores, banheiros e sala de aula, tipo de piso, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da criança dentro da sala de aula considerando sua possibilidade visual.

  • Adaptação postural da criança na classe com a adequação da sua cadeira de rodas ou carteira escolar e adequações posturais nas atividades das aulas complementares ou de lazer.

  • O processo de ensino-aprendizagem com a confecção ou indicação de recursos como: planos inclinados, antiderrapantes, lápis adaptados, órteses, pautas ampliadas, cadernos quadriculados, letras emborrachadas, textos ampliados, máquina de escrever ou computador.

  • O recurso alternativo para a comunicação oral com a utilização de pranchas de comunicação ou comunicadores e,

  • A independência nas atividades de vida diária e de vida prática com adaptações simples como argolas para auxiliar a abertura da merendeira ou mochila, ou copos e talheres adaptados para o lanche. 

  • copiado do site:http://www.comunicacaoalternativa.com.br

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